História de Jem

 
O "Projeto Jem" começou a ser desenvolvido no início da década de 80 pela MTV e foi apresentado à Hasbro (empresa de brinquedos). A idéia era a de ter uma linha de bonecas "rock stars" com a marca da MTV já que naquela época o canal estava apenas começando e já tinha se tornado uma verdadeira febre entre os jovens. Inicialmente, Jem iria se chamar apenas "M" (com o intuito de ligá-la ao nome da MTV), mas os executivos do canal desistiram da idéia já que apenas uma letra não pode ser registrada como marca. Os planos da emissora tinham ido tão longe que até o teclado de Kimber (personagem do desenho) já tinha sido desenhado e tinha o formato de um "M". Depois de pensar em várias alternativas, o nome Jem foi escolhido. Nos planos iniciais as Hologramas seriam homens, mas a Hasbro decidiu usar mulheres no lugar.

Apresentada em uma feira de brinquedos em 1986, Jem era tudo o que se podia imaginar de uma boneca. Em junho daquele ano vários jornais e revistas apresentaram-na como uma revolução no mundo das bonecas, fazendo ótimas críticas à criação da Hasbro. A boneca era um pouco maior que a famosa Barbie e acompanhava roupas de excelente qualidade e um brinco que piscava. Todos esses fatores fizeram da boneca um sucesso entre a imprensa. A Hasbro anunciou então que Jem seria simultaneamente introduzida em todo o mundo. Vinte e uma marcas usaram o nome Jem em seus produtos, incluindo desde álbuns de figurinhas, sabonetes, livros, até linhas de cama, mesa e banho.

Jem foi então introduzida na TV através de seu desenho animado semanal de meia hora de duração, muito bem escrito com temas quase adultos. A série de Jem na televisão combinava aventura, beleza e videoclipes musicais no estilo MTV. A Hasbro investiu $10 milhões de dólares na campanha publicitária de Jem que incluía sofisticados comerciais de TV desenvolvidos pela Charlex, empresa responsável por produzir premiados videoclipes. Uma promoção foi feita junto à MTV e as bonecas incluíram um cupom que dava direito à uma jaqueta para a boneca que vinha com o logotipo da MTV na parte de trás. Cada boneca incluía uma fita K-7 com músicas que faziam parte do desenho.

Porém no primeiro semestre de 1987 a Hasbro e a MTV constataram que, embora o desenho animado fizesse muito sucesso, as bonecas Jem não estavam vendendo como havia sido programado. Uma das lojas de brinquedos de maior sucesso dos Estados Unidos, a Toys R Us, tinha um imenso estoque das bonecas que simplesmente não estava se movendo. Outras lojas como a F.A.O. Schwarz reduziram o preço das bonecas em 50%. Em novembro daquele ano haviam rumores de que a série da televisão seria descontinuada e que a Hasbro, que já tinha criado uma nova linha de bonecas Jem para 1988, não estaria oferecendo essa linha de bonecas para o ano seguinte. O fator que fez com que a boneca não tivesse o sucesso comercial esperado era o seu tamanho. A boneca era maior que a Barbie e muitas pessoas não a compravam com medo de que as roupas da Barbie não servissem na boneca Jem.

Por esses motivos, o "Projeto Jem" foi cancelado e foi feito então um último episódio para a série da TV em 1988 onde a personagem Jem se despede dos telespectadores na última cena do desenho acenando um "adeus".

Fontes: Hasbro, Jem Brazil e outras.